Romanização, Historiografia E Tensões Sociais Fênix Revista De História E Estudos Culturais

· 4 min read
Romanização, Historiografia E Tensões Sociais Fênix Revista De História E Estudos Culturais

Os Papas posteriores a Pio IX insistiram na restauração do Estado Pontifício, ainda que de pequenas dimensões. Com efeito; a independência do Papa em relação ao Governo de Itália era necessária para que o Pontífice pudesse exercer livremente a sua missão espiritual, que atinge as consciências de fiéis esparsos pelo mundo inteiro. – Finalmente o Tratado do Latrão em 1929 fez ressurgir o Estado Pontifício, que mede 0,44 km2 , mas é suficiente para garantir ao Papa a isenção de qualquer interferência estrangeira nos assuntos da Igreja. “O sangue dos mártires é a semente de novos cristãos” (Tertuliano + 220); de 313 a 692. Em 313 o Imperador Constantino resolve dar paz à Igreja mediante o Edito de Milão.

  • No século IX, com Fócio, patriarca de Constantinopla, as relações entre as duas igrejas se estremeceram, mas a separação definitiva só se deu em 1054.
  • Esta perseguição, além de visar o extermínio dos anabatistas, também foi a mais longa.
  • No Brasil, eles seriam em torno de 40 mil, dos cerca de 110 mil judeus que vivem no país.
  • Marco na história do Brasil, Canudos representou o grito das populações sertanejas, expropriadas do acesso a terra e a uma vida mais digna.


O concílio trouxe uma maior tolerância em relação aos progressos científicos, a posterior revogação da condenação de Galileu foi um gesto simbólico dessa nova atitude. As estruturas da igreja modificaram-se parcialmente e abriu-se espaço para maior participação dos leigos, incluindo as mulheres, na vida da instituição. Ao contrário dos concílios anteriores, preocupados em definir verdades de fé e de moral e condenar erros e abusos, o Vaticano II teve como orientação fundamental a procura de um papel mais participativo para a fé católica na sociedade, com atenção para os problemas sociais e econômicos. A partir de então, ocorreu de forma bem nítida uma separação entre a religião cristã oficial, sustentada pela hierarquia com apoio do poder político, e o cristianismo popular, marcado por forte influência das culturas anglo-germânicas.

História Do Catolicismo No Brasil - Vol 1 - Vieira, Dilermando Ramos - 9788536904108


As duas jovens cristãs foram levadas amarradas pelas ruas de Nicomédia, sob os gritos furiosos de muita gente.  site com mais detalhes  a filha estava irredutível em sua fé cristã, Dióscoro, num impulso de ira, denunciou a filha ao prefeito da cidade. Este ordenou que Bárbara fosse torturada em praça pública, para tentar fazer com que a jovem renegasse a fé cristã. Porém, para surpresa de todos, Santa Bárbara não renegou sua fé, mesmo diante dos mais atrozes sofrimentos.

  • “Durante os primeiros três séculos as congregações espalhadas no oriente funcionaram em corpos independentes e separados, sem subvenção por parte do governo, e, conseqüentemente, sem qualquer poder secular da Igreja sobre o Estado ou vice-versa.
  • Desta feita, era preciso consultar o episcopado brasileiro e o Secretário de Estado, solicitando ao Núncio um apoiador e um aliado da Igreja no governo, para intermediar como garantia a liberdade religiosa no Brasil, caso se oficializasse o reconhecimento da União Soviética139.
  • A imigração aumentou nos anos 30, com o fluxo de judeus que fugiam do nazismo.
  • “Muitos preferiram ficar na Babilônia, que permaneceu como um centro da cultura judaica por 1,5 mil anos”, diz Johnson.



No século IX, os monges de Cluny, de inspiração beneditina, passaram a dedicar-se à preservação do patrimônio cultural clássico, copiando documentos antigos. No século XIII, a grande contribuição cultural da igreja foi a fundação das primeiras universidades, nas quais se destacaram Tomás de Aquino e Alberto Magno, da ordem dominicana. Não obstante, a visão religiosa de mundo começou a ser questionada a partir do século XV, com as novas descobertas, produto do desenvolvimento científico, cuja origem estava vinculada ao movimento das cruzadas, expedições religiosas que levaram os príncipes cristãos ao estabelecimento de comércio com o Oriente. De início professado apenas pelos descendentes de judeus que viviam na periferia de Roma, o cristianismo logo difundiu-se, porém, nas camadas pobres da população, especialmente entre os escravos, e pouco a pouco foi atingindo também as famílias da nobreza romana. Com os decretos de liberdade e oficialização, o cristianismo afirmou-se a ponto de tornar-se, para alguns, veículo de promoção social e caminho para a obtenção de cargos públicos.

História Do Cristianismo Na América Latina: Reflexões Metodológicas


Nesse contexto, a Igreja Católica, autoproclamada como detentora e guardiã das tradições cristãs, vivenciou o abalo na sua capacidade de garantir a transmissão das experiências para as próximas gerações. Para maiores conhecimentos, localiza-se, no território da Città Vaticana, a Cúria Romana, formada por  órgãos de cunho especificamente religioso, jurisdicional, administrativos, entre outros6. E dentre esses órgãos, está a Secretaria de Estado, que é o departamento do governo da Santa Sé mais próximo do Papa, sendo sua função intimamente associada aos negócios de Estado Pontifícios. Por tudo isto, um dos pressupostos que disseminou a liberdade de consciência e o direito de cada um escolher a sua crença, como premissa das ações estatais diferenciando o público do privado, condicionava os deveres do cidadão ao corpo social, na sua liberdade de ser crente segundo sua própria consciência. Alheio a isso, há de se considerar uma diversidade interna defendendo uma visão que a Igreja Católica tem do seu papel perante a sociedade desde o seu tempo histórico denotando a auto compreensão.

  • O Vaticano (menor país do mundo) é onde todo o poder do catolicismo hoje é centralizado.
  • Para maiores conhecimentos, localiza-se, no território da Città Vaticana, a Cúria Romana, formada por órgãos de cunho especificamente religioso, jurisdicional, administrativos, entre outros6.
  • Os judeus da costa do Malabar viveram muito tempo separados do resto do mundo.
  • Neste tópico, importante expressar alguns acontecimentos e embates políticos ocorridos com o final da guerra, para só então ser desenvolvido um ambiente favorável à Igreja no mundo.