Igreja Católica: Entenda O Que É, O Fundador E O Significado Religião

· 4 min read
Igreja Católica: Entenda O Que É, O Fundador E O Significado Religião

Vale ressaltar que católico e ecumênico são palavras equivalentes, pois ambas significam universal. No século XX, a Igreja sofreu uma profunda renovação de suas práticas quando promoveu o Concílio de Vaticano II, acontecido durante a década de 1960. Nesse evento – que mobilizou as principais lideranças da Igreja – uma nova postura da instituição foi orientada em direção às questões sociais e injustiças que afligiam os menos favorecidos. Essa tônica social acabou dando origem à chamada Teologia da Libertação, que aproximou os clérigos das causas populares, principalmente na América Latina. As principais crenças do catolicismo estão embasadas na crença em um único Deus verdadeiro que integra a Santíssima Trindade, que vincula a figura divina ao seu filho Jesus e ao Espírito Santo.  https://cutt.ly/K3LuX4k , o catolicismo defende a existência da vida após a morte e a existência dos céus, do inferno e do purgatório como diferentes estágios da existência póstuma.


A ida para cada um desses destinos está ligada aos atos do fiel em vida e também determina o desígnio do cristão na chegada do dia do Juízo Final. Dessa forma, a marca da romanidade da igreja deixou de ter a relevância que tivera no passado. Uma das consequências práticas dessa orientação foi a introdução das línguas vernáculas no culto, bem como a adoção progressiva do traje civil pelo clero. Após cerca de 400 anos de reação e resistência contra os avanços do mundo moderno, a Igreja Católica iniciou um processo de maior abertura com o Concílio Vaticano II, realizado entre 1962 e 1968. Entre as  conquistas mais expressivas dessa assembleia episcopal, deve-se ressaltar a afirmação de que a fé católica não se vincula diretamente a nenhuma expressão cultural em particular, mas deve adequar-se às diversas culturas dos povos aos quais a mensagem evangélica é transmitida. A mentalidade conservadora da Igreja Católica perdurou nos séculos seguintes, o que provocou a hostilidade da nova burguesia liberal contra a Companhia de Jesus, expulsa de vários países na segunda metade do século XVIII.

Afinal Cristianismo O Que É?



Nela, suplicava aos bispos do mundo cristão para consolidar a unidade da igreja e evitar as inclinações  judaizantes. Todos os domingos e dias considerados santos, os católicos devem ir assistir a missa, onde é celebrada a Eucaristia e se escutam trechos da Bíblia que são comentados por um sacerdote. Outra característica que os distingue é o fato de um homem casado possa ser padre, mediante o consentimento da esposa. Na Igreja católica romana tal não seria possível, pois o celibato é obrigatório para os sacerdotes.

  • Surgiram, a partir daí as primeiras negociações separando a Igreja do Estado, garantindo por meio do artigo 5º, a propriedade dos bens da Igreja.
  • ", e depois disso nunca mais houve unidade entre eles. O grupo que queria manter a pureza dos ensinamentos não aderiu à novidade. Contudo, toleravam-se mutuamente, por serem vítimas dos mesmos algozes, os impera­dores romanos.
  • Todos esses cultos estão centrados no culto aos espíritos, bons e maus, dando origem a práticas difundidas de magia “branca“ e “negra” e, portanto, criaram, no Brasil, o terreno adequado para acomodar uma doutrina como a de Kardec, em que a evocação de espíritos é o centro de sua própria concepção religiosa.
  • Uma dessas questões intrinsicamente relevante envolveu o corpo eclesiástico brasileiro, numa decisão conjunta do episcopado de não repetir do começo do século, quando houve a intermediação diretamente do governo inserindo garantias para a Igreja Católica no Brasil128.


Aproximadamente 50% dos brasileiros declararam ser católicos em pesquisa realizada pelo Datafolha. A verdadeira diferença entre elas está nos ensinamentos de Cristo, que uma considera como o salvador e cumpridor da profecia,  enquanto a outra não. Mas no geral as duas religiões são bem similares e até mesmo possuem alguns conceitos e definições parecidos. O símbolo do peixe na verdade era utilizado pelos cristãos como forma de reconhecer um ao outro.

Brasil


Os seguidores de Ário acreditavam que Jesus Cristo tinha uma natureza humana e divina ao mesmo tempo e, portanto, negavam a santíssima trindade. Os partidários do arianismo e das demais correntes cristãs foram considerados movimentos heréticos após o Concílio de Nicéia. O catolicismo é uma das inúmeras visões despertadas pelo cristianismo, com base no reconhecimento de Jesus de Nazaré como o Messias. Igualmente, no Brasil, se verifica uma mistura das religiões de origem africana como o Candomblé e a Umbanda com o Catolicismo. Rezar segurando a veste de um santo, fazer promessas e simpatias, entre outros, são práticas que caracterizam o catolicismo popular.

  • Daí ser responsável pela massa católica mundial se pauta numa conduta de matriz doutrinária e religiosa dos cristãos, com a certeza de ser mediadora para a salvação da humanidade, oferecendo meios, caminhos, verdade, felicidade e até a eternidade.
  • Assim, ao tempo em que se reafirmavam posicionamentos como republicanos, se abriam espaços para a influência católica nas leis estaduais defendendo a mudança constitucional, atendendo às reivindicações da maioria católica.
  • Com o fim de proporcionar uma melhor compreensão da Santa Sé em meio a um governo republicano no Brasil, importante ser essa questão discutida em separado, quando optando por fazer uma descrição elucidativa da estrutura organizacional da igreja, ante o Estado brasileiro e sua representação diplomática.
  • No calendário da igreja primitiva de santos, 24 de dezembro era o dia de Adão e Eva.,a Árvore do Paraíso representava o Jardim do Éden.
  • Então ocorreu uma divisão, e aqueles que continuaram obedecendo aos mandamentos de Deus foram posteriormente chamados ebionitas, e aqueles que começaram a dizer que não é necessário obedecer a alguns mandamentos da Lei de Deus, foram mais tarde chamados católicos.